Marketing esportivo expande e gera inúmeras oportunidades aos patrocinadores
Opções de exposição da marca do patrocinador vai desde redes sociais até ações solidárias e captação de banco de dados
Uma das principais fontes de renda do esporte é o patrocínio e, por isso, clubes, atletas e federações estão criando diversas oportunidades com cotas que focam na necessidade específica do seu patrocinador ou que chamem a atenção do público, gerando um grande retorno midiático.
A criatividade nos momentos de elaborar a ação do patrocínio é importante para obter um resultado satisfatório e sua ativação, junto a uma agência especializada em marketing esportivo, potencializa o resultado esperado. Muitas empresas conseguem chamar a atenção do público gerando uma grande repercussão espontânea do trabalho elaborado.
Um bom exemplo é a Gatorade, que em 2014, pela Copa São Paulo de Juniores, transformou uma geladeira com seus produtos em uma placa de publicidade na Vila Belmiro. O jogo foi entre Santos e Criciúma e os isotônicos ficavam à disposição dos jogadores.
Segundo Thiago Orlandine, diretor da Layup Sports, uma agência especializada em marketing esportivo, esse trabalho deve ser construído visando as possibilidades de ativação e as necessidades do investidor. “É importante ter gente especializada nesta área para construir a ativação do cliente e ajudar os dois lados, pois muitas vezes o patrocinador quer investir, mas não sabe como explorar isso e o profissional consegue obter essa resposta”, explicou Orlandine.
Hoje, o patrocínio esportivo vai além da exposição da marca nos uniformes ou nas placas de publicidade de campo ou de quadra. Apesar de ainda gerar muito resultado ao patrocinador, existem outras possibilidades de explorar e ativar a marca da empresa de forma mais efetiva de acordo com sua necessidade.
O diretor e proprietário da Unilife Vitamins, indústria de suplementos e produtos naturais, Roberto Vertuan, explica que a variedade de investimento e ações realizadas no marketing esportivo, ajudou a fortalecer a marca da empresa e, consequentemente, potencializar as vendas nos distribuidores.
“Hoje temos uma estratégia que varia nosso investimento em várias propriedades e segmentos esportivos. Dividimos nossa verba em patrocínios fixos a clubes de futebol, vôlei e outras modalidades, até atletas e digitais influencers. Além disso, buscamos também ações pontuais, explorando muito o digital e eventos com público alvo que acreditamos que possa consumir nossos produtos”, disse o empresário.
Para empresas que buscam a expansão de marca, o investimento no esporte pode ser um ótimo custo benefício. Independente do seu porte, existem possibilidades de investimento de acordo com a sua capacidade e necessidade.
Por assessoria de imprensa.