Você sabe como planejar e executar uma ação de patrocínio bem sucedida?
Separamos algumas dicas importantes para organizar e buscar resultados com uma ativação de patrocínio, seja ela pontual, médio ou longo prazo
Definição dos objetivos
A primeira etapa é a definição dos objetivos de comunicação e aqui, mais especificamente, os objetivos da empresa, seja um patrocinador ou um prospect que procura um clube, um atleta ou um evento para uma possível ativação. Estes objetivos devem ser definidos de maneira clara, é dever do Profissional de Patrocínios provocar está reflexão por parte do patrocinador.
Definição do público-alvo
Este ponto é importante para a definição de qual ação será oferecida e como ela será desenvolvida. Óbvio que ao escolher um time de futebol, se pense que o público-alvo é o torcedor deste clube, mas é possível segmentar o público-alvo dentro desta torcida. Com isso, é possível, por exemplo, definir em qual setor do estádio uma ativação deve ocorrer, em qual perfil social do clube um post deve acontecer e de que forma uma interação deve ser elaborada.
Budget
É o valor que a empresa tem para gastar em uma ativação ou campanha publicitária. Nem sempre se consegue esta informação de um prospect. Normalmente, as empresas, aparecem com uma ação já definida e passam ao clube, para que seja informado o valor que o clube cobraria para tal.
Patrocinadores mais antigos do clube e alguns prospects, informam o budget que tem para a realização de uma ação, o que facilita muito a execução da mesma e o alinhamento de expectativas.
Briefing
Com objetivo, público-alvo e budget definidos, são anexadas informações da empresa, marca e/ou produto que serão divulgados na ação e assim o Gestor de Patrocínios monta um briefing, que normalmente não é um documento formal, mas sim um e-mail ou um bate-papo com as áreas envolvidas, para que se planeje, crie e execute a ação.
Planejamento
Nesta fase, um pouco diferente do que ocorre nas agências publicitárias, se planeja efetivamente a ativação, se definem os touchpoints (pontos de contato com o público) e se monta um cronograma, com tudo que deverá ser criado, produzido e executado.
Criação
Após se planejar, a fase da criação consiste em criação de layouts, peças, vídeos, estruturas, etc. N.
Execução
Por último, e mais importante, é a execução de uma ativação, é o momento onde tudo precisa dar certo.
Avaliação e resultados
Realizar o levantamento de dados quantitativos e/ou qualitativos dos resultados alcançados com a ação realizada. Esses dados podem ser audiência, leeds, interações, alcance, entre outros.
A Layup Sports é especializada em gestão, assessoria e suporte para empresas que investem no esporte e buscam resultados.
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